Seguidores

27.12.07

An American in Paris - Sinfonia em Paris

Jerry Mulligan (Gene Kelly) é um ex pracinha que estuda pintura, na romanceada Paris. Lá ele conhece uma vendedora de loja de perfumes, Lisa (Leslie Caron) e acabam se apaixonando. Ele, um pintor que não vende suas obras. Ela, guarda um segredo (na verdade já é noiva), mas isso não impede que o romance se desenvolva. E as músicas e danças fluam (como é natural, nos filmes em que Gene participa).

Na verdade, a grande força do filme está não em suas cenas, mas nos musicais, excelentes, feitos pelos Gershwin ("I got rythm", "Our Love is Here to Stay", "S´ Wonderful", e "I´ll Build a Starway to Paradise") e dirigidos pelo grande Vincent Minelli. Aliás, só a presença de Kelly já é prévia de bom humor e danças excelentes: ele consegue tirar um momento de magia ao cantar rodeados por crianças ou na cena final, que dura 18 minutos, em que ele “interpreta” as principais obras dos mestres pintores. Mas ele não brilha só: Leslie Caron, está perfeita (logo de cara, temos a sua apresentação, dançando diversos tipos de balé).

Outro ponto forte são o próprio cenário, recriação de uma Paris romantizada (recriada nos próprios estúdios da MGM). Tudo isso acaba justificando os 6 oscars que o filme ganhou da Academia. No final, o efeito é maravilhoso. Um filme para ver e rever.

1951/color/ 113 minutos/EUA
Direção: Vincente Minelli
Elenco principal: Gene Kelly, Leslie Caron, Oscar Levant
Núcleo: Arthur Freed
Músicas: George Gershwin, Ira Gershwin

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails