Seguidores

29.12.07

Cabaret

Cabaret

Sally Bowles (Liza Minelli), americana, dança e canta em um cabaré da Berlim da década de 30. Ela sonha em ser uma estrela, mas consegue pouco mais que umas apresentações. Acaba se envolvendo com Brian Roberts, assumidamente bissexual que decide assumir o filho de Sally, não se importando quem realmente seja o pai da criança. O clube noturno segue de pano de fundo para o desenrolar da história.

A direção seria inicialmente de Billy Wilder e Gene Kelly, que prontamente recusaram a tarefa. O papel definitivamente teria que ser da Liza Minelli. Para ser encenada na Broadway, o autor tinha em mente Liza, mas depois de vários testes ela foi recusada. Na versão cinematográfica não a deixaram de fora. Ela fez questão de “criar” o visual de Sally, tendo se inspirado em Louise Brooks, e contou também com a ajuda de seu pai, Vincent Minelli.

O filme custou U$$ 6 milhões, e se revelou um estrondoso sucesso, ganhando 8 Oscars (dentre eles o de melhor atriz, diretor, ator coadjuvante, fotografia, edição, som, trilha sonora...), 3 Globos de Ouro (melhor filme, atriz e ator coadjuvante), 7 BAFTA (melhor filme, diretor, atriz, fotografia, direção de arte, trilha sonora, revelação) e o Prêmio Bodil de Melhor filme não Europeu.

A Liza, quando recebeu o prêmio da Academia, gritou loucamente que aquele era o seu troféu, seu, numa clara referência de que ganhara por seu próprio mérito, e não por ser filha de Judy Garland e Vincent Minelli. O grande destaque fica por conta das músicas e, principalmente, da dança inovadora de Bob Fosse.

Biography Liza Minelli (A&E Mundo)
http://www.inicia.es/de/cinemania/cabaret.html


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails