Seguidores

19.12.07

Curiosidades do Oscar

O Brasil concorreu ao Oscar pela primeira vez com O pagador de Promessas, em 1963. Perdeu para Sempre aos domingos (francês).

Em 1932 houve o primeiro empate no prêmio de melhor ator: Wallace Beery (O campeão) e Fredric March (O médico e o monstro) dividiram a estatueta. Em 1969, Katherine Hepburn (O leão no inverno) e Barbra Streisand (Funny girl) também empataram.

Numa das premiações (1964), Rita Hayworth ficou tão tensa que errou o nome do diretor que ganharia o prêmio (Tony Richardson). A pobre era míope e precisava de um envelope com letras garafais, porém perderam, causando o incidente.

A criança mais jovem a receber um Oscar foi Tatum O’Neal, com apenas 10 anos, pelo filme Lua de Papel (1973). Antes dela, Shirley Temple tinha ganhado uma mini estatueta simbólica.

A Malvada, de 1951 só teve seu recorde de indicações igualado pelo Titanic, de 1998: 14 indicações. A malvada ganhou 6.

Maiores ganhadores: Katherine Hepburn (4 estatuetas). Dentre os homens, empate entre Spencer Tracy, Gary Cooper, Marlon Brando, Jack Nicholson, Fredric March, Dustin Hoffman e Tom Hanks (todos com 2 estatuetas).

A primeira cerimônia ocorreu em maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Los Angeles, com Douglas Fairbanks. No início eram grandes jantares ou almoços, e todos já conheciam o resultado. Tanto que até 1940 os jornais já recebiam antecipadamente a lista dos ganhadores, mas só o divulgavam no final do dia. Depois que o Los Angels Times quebrou o acordo, divulgando antes do tempo, a Academia resolveu manter segredo até a abertura dos envelopes.

Num período de 12 anos, Hitchcock e Billy Wilder disputaram a melhor direção em quatro edições do evente. Wilder ainda levou duas estatuetas. Hitchcock nenhuma.

Charles Chaplin nunca ganhou nenhum Oscar durante sua carreira. Apenas um Oscar pela obra, em 1971. Outros também seriam renegados pela Academia, como Paul Newman (que concorreu diversas vezes ao Oscar e que acabou ganhando um somente na década de 70), Hichcock e Orson Wells.

Geraldine Page ganhou uma estatueta de melhor atriz, porém não conseguia se levantar: não, não era emoção, ela tinha perdido os sapatos embaixo da mesa.

Em 1947, Olívia de Havilland, que ganhou o de melhor atriz coadjuvante em 1947 tirou fotos com quase todo mundo exibindo seu Oscar. Só não tirou foto com Joan Fontaine, com quem não falava desde 1942, quando perdeu o Oscar para ela. A tempo, as duas eram irmãs.

Em 1937 roubaram a estatueta de Alice Brady, que ganhara o prêmio de melhor atriz coadjuvante (Na velha Chicago). Isso porque ela não estava presente, e um louco, dizendo-se representante dela, subiu ao palco, recebeu a estatueta, agradeceu e sumiu.

Em 1953 foi ao ar a primeira transmissão do Oscar pela rede de tv NBC. Jerry Lewis foi o mestre de cerimônias e sofreu para estender a transmissão: às 21:40 já tinha terminado o espetáculo, porém ele teve que segurar até as 22horas. Resultado: na falta de assunto, ele chamou os maiores astros da época para ficar dançando na frente da tv, como um bando de coristas. Cantaram a mesma música mais de quatro vezes.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails