Seguidores

18.12.07

Curiosidades sobre Chaplin 2

Edna Purviance era secretária desde os 15 anos. Chaplin a escolheu para ser sua atriz. Ela foi sua protagonista por 8 anos. Charles adorava sua personalidade graciosa e seu modo de cuidar dele. Foram amantes e, antes de tudo, amigos. Com ele, fez filmes como "The Kid" e toda a série da Mutual e Essanay. Em 1923 ele a presenteou com o filme "A woman of Paris", uma espécie de despedida. Em 1924 ela se envolveu num escândalo de assassinato, juntamente com Mabel Normand. Seus filmes foram proibidos e boicotados. Chas permaneceu do seu lado, dizendo que ela era e sempre seria a sua atriz principal. Seu nome esteve incluído na folha de pagamento até sua morte, por câncer, aos 46 anos. Seu sorriso e seu olhar cativaram-no.

Chaplin foi considerado inapto para o serviço militar por Ter 1:65 e 58kg. O mínimo exigido era de 1:69 e 70kg. Mesmo assim a imprensa cobrou e contestou a sua dispensa, dizendo que enquanto milhares de ingleses morriam na guerra, ele fazia palhaçadas. Ele era contra a guerra, e achava-a injustificável, mesmo assim ele vendeu milhões de bônus de guerra e ainda comprou 350 mil dólares deles.

Sua 1ª esposa, Mildred Harris, nasceu em Wyoming - EUA, em 1901. Casaram-se em outubro de 1917, numa cerimônia privada. Ela estava grávida. Segundo depoimento dela, "Chaplin casou-se comigo e depois me esqueceu por completo". Seu filho nasceu 8 meses e 15 dias depois do casamento. Morreu 2 dias depois, por problemas no intestino, causados, pelas drogas anti-depressivas ingeridas pela mãe no início da gravidez. Charlie no início não queria esse filho, mas sofreu com sua perda. Nessa época ele começou a fazer "The kid". Um desabafo? Mildred tornou-se uma alcoólatra, e ainda fez um filme em 1931 com Clark Gable, "Night nurse". Sofrendo de depressão, ingeria drogas e passou por várias clínicas de tratamento. Depois de Chaplin, casou-se mais uma vez. Morreu ainda jovem, de pneumonia, aos 43 anos.

Jackie Coogan diz que Chaplin o dirigia com muita paciência, ouvindo suas sugestões. A cena da briga entre os garotos Coogan e Raymond foi dirigida por eles mesmos.

Durante as filmagens de "The circus", um incêndiu destruiu totalmente o cenário. Depois de quase tudo pronto, na montagem, o laboratório arruinou todas as cenas e ele teve que refazer tudo de novo. Nesse período ainda divorciou-se de sua segunda esposa Lita Grey e sua mãe faleceu. Êta periodozinho, em?

Em 1919 nasceu a United Artists, tendo como sócios Chaplin (famoso por sua lentidão), D.W. Griffith (famoso por sua incapacidade de controlar custos), Doug Fairbanks (nunca um homem de negócios) e Mary Pickford (a mais ajuizada do grupo.

Sua mãe veio morar com ele em 1921. Louca, ela quase não conseguia passar pela alfândega, ao confundiu o fiscal com Jesus Cristo. Certa vez, já velhinha e mais louca do que nunca, ao ver o filho vestido de vagabundo, Hannah ficou angustiada e queria tirá-lo dali e alimentá-lo.

Sobre Hetty: "pensei que ela fosse minha platéia. Eu considerava meu sucesso como um ramo de flores endereçado a alguém, e agora aquele endereço era desconhecido". Disse isso quando soube de sua morte prematura. Hetty foi sua primeira namorada. E musa eterna

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails