Seguidores

18.12.07

Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres

Muita gente pergunta onde nasceu essa admiração que eu tenho pelo cinema clássico. Bem, no princípio dos tempos era somente Chaplin, e por causa disso eu começei a frequentar o Instituto Lula Cardoso Ayres, que fica perto da minha casa (Recife). Bem, lá funciona um instituto criado por Lula Filho, em homenagem ao pai, que é um dos maiores pintores do Brasil. Quem estiver na cidade, vale a pena.
Nas suas viagens, Lula pai sempre comprava filmes mudos e clássicos, e assim foi fazendo sua coleção. Aos sábados ele sempre passava um filme para os filhos. Ele se foi, mas Lula filho até hoje mantém essa tradição aqui na cidade, de passar todos os sábados uma comédia num, e um drama ou aventura no outro. Geralmente quando é comédia tem um curta antes (os filmes mais antigos, de um ou dois rolos). O espaço é ponto de referência para os cinéfilos em geral, e principalmente para os admiradores da arte visual, pois conta, além dacoleção, com uma vasta biblioteca de arte e cinema, a coleção de quadros de Lula Cardoso Ayres, um museu com peças da época, e a sala de exibição.
Foi lá que eu aprendi a gostar ainda mais disso. Lá respira-se cinema clássico. Sei o quanto é difícil dispôr de um local assim, por isso sinto-me privilegiada. Pena que não posso ir todos os sábados, como desejaria. Estou fazendo um CDROM sobre o espaço, para a conclusão do meu curso (Design gráfico), e tirei algumas fotos do local, que separei para vocês: A sala de exibição, no estilo cinem antigo. O espaço fica na antiga casa de Lula Filho. Pra quem mora aqui, fica a dica. O telefone de lá é 81/3341-1932

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails