Seguidores

18.12.07

Juventude Transviada: Rebel with a cause

Em Juventude Transviada, James Dean interpreta o personagem Jim Starks, que, apesar de ser um bom garoto, acabou por seguir o caminho errado. Seus pais vivem mudando de cidade para tentar livra-lo das más influências, mas sempre acaba acontecendo a mesma coisa: o filho é levado para a delegacia por vadiagem e bebedeiras. Numa dessas, ele conhece uma jovem chamada Judy, que também não tem uma boa relação com os pais. Eles se dão bem logo. Como clichê nesse tipo de história, lógico que ela tem um namorado, que, enciumado, chama Jim para um acerto de contas: um racha de carros que tem um final triste. Jim e Judy refugiam-se num casarão abandonado. Lá convivem como uma família, juntamente com o menino Platô (que foge com eles).
Nesse filme, o que primeiro nos chama a atenção é fato da representação – a primeira vez em que isso acontecia no cinema – da relação entre pais e filhos no século passado (sim, já estamos no século XXI). Mostra essa tênue relação tão baseada no amor e na revolta, ao mesmo tempo. E a necessidade que havia (e há) dos jovens em mostrarem que já cresceram sim, e que precisam mais, muito mais do que somente o amor dos pais. Nesse ponto, Juventude Transviada documenta essa mudança significativa do conceito do jovem que tem atitude, que vende e que compra sua imagem.
Impossível é, para nós, imaginar esse filme sem a imagem brilhante do James Dean. Ele representou perfeitamente, até os nossos dias, a imagem desse jovem: um rostinho de criança abandonada que se transforma drasticamente, num momento de ira, num homem violento ao extremo. Quem imaginaria outro ator, a não ser ele mesmo, vestido com aquela jaqueta vermelha?
Um filme bom de ser conferido. Calmamente, refletindo, e imaginando o quanto era, e é importante para os jovens se colocarem sobre algo. Mesmo que não tenha sentido algum.

Título Original: Rebel without a cause
Gênero: drama
Ano: 1955
Duração: 111minutos
Direção: Nicholas Ray
Fotografia: Ernest Haller
Música: Leonard Rosenman
Produção: David Weisbart
Elenco: James Dean (Jimmy Stark), Natalie Wood (Judy), Sal Mineo (Plato), Jim Backus (pai de Jim), Ann Doran (mãe de Jim), William Hopper (pai de Judy), Rochelle Hudson (mãe de Judy), Corey Allen (Buzz), Dennis Hopper (Goon), Nick Adams (Moose).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails