Seguidores

18.12.07

Mabel Normand

Mabel Normand nasceu nos Estados Unidos, em 1894. É considerada por muitos como a melhor comediante do cinema mudo. Parecia extremamente frágil, mas na verdade era muito corajosa, fazendo ela mesma as suas cenas perigosas.
Começou sua carreira ainda adolescente, com 16 anos, na Biograph (pertencente a D.W.Griffith). Depois foi contratada por Mack Senneth, indo trabalhar na Keystone. Lá alcançou fama e passou a dirigir seus próprios filmes a partir de 1913, com "Mabel's stormy love affair". Co-estrelou com Chaplin diversos filmes, e também o dirigiu em alguns. Com Chaplin teve alguns problemas, já que ele se negava a ser dirigido por qualquer pessoa que fosse, mesmo tendo competência, como era o caso de Mabel. No final, acabaram se tornando amigos.
Montou com Mack Senneth, seu noivo, a "Mabel Normand Feature Film Company". Com o tempo seu comportamento foi ficando cada vez mais extravagante. Uns atribuíam isto ao uso de drogas e à decepção sofrida com a traição de Mack Senneth, na véspera do seu casamento. Alguns escândalos vieram a prejudicar sua carreira, como a morte do diretor Wiliam Desmond Taylor e posteriormente o negociante de petróleo Courtland Dines.
Mabel faleceu em decorrência de uma tuberculose, aliada ao uso de drogas. Estava com apenas 36 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails