Seguidores

29.12.07

Mary Pickford

Nascimento: 1992 no Canadá.
Nome verdadeiro: Gladys Louise Smith

Cinema: Estreou em 1909. Em 1918 já era uma das mulheres mais poderosas e influentes do cinema. Sua baixa estatura e aparência jovial renderam-lhe papéis de angelicais e infantis. Aos 27 fez satisfatoriamente Pollyanna, uma órfã de 10 anos.

Foi considerada a primeira namoradinha da América.

Fundou com Charles Chaplin, D.W. Griffth e Douglas Fairbanks a United Artists.

Apesar de fazer papéis de menina quase que pela sua vida cinematográfica inteira, foi com Coquette (um filme em que ela aparecia sem seus habituais e castos cachos) que ela ganhou um Oscar.

Ajudou a fundar e dar fama ao mais famoso bairro dos EUA, a Bervely Hills. Lá ela construiu a famosa mansão, Pickfair (junção do seu nome com o de Fairbanks, seu segundo marido).

Ela foi uma das mulheres mais ricas dos EUA e possuidora de uma enorme coleção de jóias.

Foram mais de 200 filmes, a maior parte mudos.

Casou-se três vezes: Owen Moore (a quem teve que pagar para lhe dar a separação), Douglas Fairbanks (com quem formou o primeiro dos grandes casais Hollywoodiano e com quem ficou casada por 18 anos) e Buddy Rogers (músico e ator, com quem viveu até sua morte, em 1979).

Teve dois filhos adotivos: Roxanne e Ronald Charles.

Ela e Chaplin brigaram na época em que os dois eram sócios e nunca mais se falaram. Quando ela estava já adoentada e perto de morrer, Chaplin quis lhe fazer uma visita, para fazer as pazes. A resposta foi um sonoro não, acompanhado de palavrões diversos.

Mary morreu aos 87 anos, de hemorragia cerebral.

The New York Hat , 1913


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails