Seguidores

27.12.07

Mickey Rooney

Praticamente esquecido hoje em dia, esse ator foi um dos que mais levantavam a bilheteria dos filmes da MGM, durante a década de 40. Nascido Joe Yule Jr., Mickey Rooney praticamente nasceu no teatro. Seus pais eram atores da vaudeville e ele, aos 2 anos de idade, estreou cantando, dançando e represetando. Seu primeiro papel no cinema foi em “Not to be trusted”, de 1926, no papel de um anão. Alguns dados acerca da vida de Mickey Rooney:

- Fez ao todo 130 filmes

- fez 10 curtas na série Mickey McGuire, durante a década de 20.

- Era o protagonista da série Andy Hardy, que arrecadava milhares para os cofres a MGM entre as décadas de 30 e 40. Foram ao todo 15 episódios, que contaram com participações mais que especiais de Judy Garland, Lana Turner, Ann Rockeford, dentre outras.

- Em 1938 ele ganhou um Oscar especial, juntamente com Deanna Durbin, como ator juvenil.

- De olho no sucesso inesperado que a dupla Judy Garland/Mickey Rooney causou, a MGM utilizou-os em diversos filmes, além de dois da série Andy Hardy. Podemos citar Babes on Broadway, Babes in arms, Strike up the Band.


- Na vida particular, casou-se 8 vezes. A sua primeira esposa foi ninguém mais que Ava Gardner. A quinta esposa acabou sendo assassinada.

- Fez “A Midsummer Night’s Dream”(Sonho de uma noite de verão) , em 1935. Este foi considerado o seu primeiro grande papel no cinema. Ele também participou do filme “The Black Stallion, 1979. Ele, como ator coadjuvante, foi indicado ao Oscar.

- Todos os anos ele faz questão de ir a cerimônia do Oscar. Penso que merecia uma homenagem. Às vezes sua pequena figura (pequeníssima, já que ele tem apenas 1:57), acaba passando despercebida no meio de atores recentes, e que desconhecem a contribuição deste grande ator, para o cinema.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails