Seguidores

29.12.07

Rita Gilda Hayworth

Rita nasceu em 1918, em Nova York, sob o nome de Margarita Carmen Cansino. Descendia de ciganos espanhóis, todos dançarinos. Com isso, desde cedo aprendeu os macetes da dança e estreou como dançarina aos 12 anos, em um night club. Durante toda a a sua adolescência, apresentou-se em diversos bares e cassinos na fronteira dos Estados Unidos com o México.

Em 1935 ela assinou contrato com a FOX, onde fez inicialmente pequenos papéis. Em seguida, partiu para a Columbia, trocando seu nome de Rita Mansino para Rita Hayworth. Lá estrelou filmes como Only Angels have Wings, The Strawberry Blonde (com James Cagney) e Blood and Sand (com Tyrone Power), todos realizados entre 1939 e 1941. Dançou com os dois maiores dançarinos de Hollywood, Gene Kelly e Fred Astaire, e foi considerada uma das maiores dançarinas. Sua imagem de mulher fatal consolidou-se no filme Gilda (1946), onde aparece sensualmente dançando e cantando (dublada). Seu ultimo filme foi A cólera de Deus, de 1972.

Na vida pessoal, casou-se 5 vezes. A primeira foi com Edward C. Judson, depois com Orson Welles (com quem teve uma filha, Rebecca Welles), e depois com um príncipe, Aly Khan, com quem teve também uma filha, a Princesa Yasmin Aga Khan. Casou-se ainda com Dick Haymes e James Hill.

Rita faleceu em decorrência do Mal de Alzheimer, em 1987, pouco antes de fazer 69 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails