Seguidores

29.12.07

Sunset Boulevard - Crepúsculo dos Deuses



Um dos melhores filmes que o cinema americano já produziu. Vendo este filme em preto e branco, esquecemo-nos totalmente que de lá para cá vão-se pelo menos 60 anos. Norma Desmond causa sentimentos conflitantes, indo desde a pena até o desprezo, que não creio ter visto personagem tão forte quanto esta. Lá está ela na janela, esperando por um Joe Gillis, tão astuto quanto inocente, que, pensando escapar de suas dívidas, entra numa pior ainda. Desmond e seu fiel mordomo Max “convidam-no” a ficar em sua mansão deteriorada, para que ele possa terminar um péssimo roteiro dela. A mansão ressoa passado mal conservado em tintas fortes: naquela piscina nadou Mabel Normand e Pickford, naquele chão dançou Rodolfo Valentino, e o que sobra é somente sombra do que foi, em suas paredes descascadas e piscina cheia de ratos.

Norma, atriz do cinema mudo, ressente-se por ter sido deixada para trás com a chegada do cinema falado, os talkies. Para ela, o roteiro escrito por Joe será o seu retorno absoluto às telas. E na sua ilusão, acaba por dominar o jovem escritor.
O título original, Sunset Boulevard, é uma referência à famosa localidade de Los Angeles. E a crítica ficou ligeiramente confusa, sem saber se gostavam ou não. Era muita dose de realismo e interpretações marcantes. A passagem dos anos em Hollywood não é poupada, assim como a vida dos sobreviventes de uma época áurea do cinema, o que nos faz pensar que às vezes morrer é melhor que sobreviver a todos os outros.

William Holden convence perfeitamente no papel de Joe, embora tenha sido a terceira opção, já que Montgomery Cliff desistiu do contrato semanas antes das filmagens. DeMille faz uma ponta no filme, como ele mesmo (bem, romantizado como um diretor bondoso e que é um dos poucos a ter pena daquela “menina” que viu ascender às telas). Gloria Swanson se tivesse feito só esse papel já teria ganho seu lugar de destaque no cinema. Ela também foi uma das últimas opções, com o papel tendo sido oferecido a Mãe West, Mary Pickford e Póla Negri. E também fez parte do mundo retratado no filme. O fato é que o filme levou 3 estatuetas e mais 4 Globos de Ouro. E um Billy Wilder em sua melhor fase e inesquecível.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails