Seguidores

26.12.07

Willy Wonka e The Chocolate Factory - A fantástica fábrica de Chocolate

O títuto original era “Willy Wonka & the Chocolate Factory”, e deve ter sido um dos filmes mais vistos por mim na minha infância (e acho que de todos que viveram ela na década de 80). É, o lançamento foi em 1971, pela Paramount Pictures, mas a Rede Globo exibia até a exaustão na Sessão da Tarde, e o garotinho que vestia aquela camisa listrada acabou ficando em minha mente.

No roteiro, um garoto chamado Charlies Bucket, vivia na miséria com seus pais e quatro avós que dividiam a mesma cama. Fascinado pelas histórias contadas por seu avô, a criança, quando sabe que há uma espécie de concurso para entrar na fábrica de chocolate de Willy Wonka, começa a sonhar loucamente com a idéia de ganhar um dos cinco ingressos. E ganha. Os cinco garostos sorteados passam um dia de sonho e descobertas, em que qualquer ato condenável pode elimina-los da disputa.

Quando eu era criança, eu via esse filme com certo medo, pois as crianças sumiam, e eu acreditava que algo de mal ia acontecer-lhes, pois não apareciam mais. O Willy Wonka (não sei se porque não simpatizava muito com o Gene Wilder) não era um cidadão muito agradável, mas uma espécie de serpente, que testava a todos. O vovô era tudo o que eu, uma criança sem avôs vivos, desejaria ter.

Fui hoje, assistir a versão atual, com o Johnny Deep. Amei. Algumas alterações com relação a obra inicial (lógico, lá se vão mais de 30 anos desde a primeira estréia), e o mais surpreendente para mim foi o trabalho que fizeram em cima da personagem do Willy Wonka. Talvez porque eu já fui ver sabendo que Michael Jackson iria abrir sua Neverland para nós, senti mais simpatia pelo personagem. Ele aparece mais humano desta vez, causando-nos um misto de medo e compaixão por sua loucura. Enfim, duas versões para curtir.

Um comentário:

Anônimo disse...

foi e sempre será o melhor filme q já assiti. Como vc tb via na minha infancia, e até faltava na escola quando passava na sessão da tarde. Acreditava q o cenário era verdadeiro, apesar de ouvir minha mãe 1000 x dizendo q não era.
Como eu amo este filme.
Vc sabe onde posso conseguir uma cópia dele. Quero muito q meu filho quando nascer possa assistir, e acreditar como eu q este lugar mágico existe. A nova versão não é igual, não tem o encantamento do Gene.
SE vc souber me avise

carlatiso@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails