Seguidores

2.1.08

18 anos sem a luz de Bette Davis



6 de outubro de 1989: ano em que Bette Davis perdeu a luta para o cancer no pulmão, resultado dos anos desenfreados de vício em cigarro. Antes disso teve dois derrames, mesmo assim ainda buscou forças para continuar seu trabalho. 10 pontos sobre sua carreira:

1. Venceu 2 Oscars, por "Dangerous" e "Jezebel" (tendo concorrido 10 vezes).Ganhou 1 Palma de Ouro em Cannes, pelo seu papel em "All about Eve" (A malvada).

2. Foi a primeira mulher a presidir a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas. E além disso foi uma atriz engajada na defesa de sua classe artística: enfrentou grandes estúdios, reinvindicou grandes salários, roteiros inteligentes e contratos mais dignos. Com isso ganhou a fama de briguenta, mas o que ela queria (e conseguiu) foi respeito.

3. Impossível determinar qual foi o seu maior papel, mas de todos, podemos citar Margo Channing (A malvada), Elisabeth (no filme homônimo), Jezebel (filme homônimo)

4. Rivalidade com Joan Crawford: até hoje não se sabe da veracidade sobre a rivalidade entre as duas. Eram duas grandes estrelas, já de meia idade, e fazendo o mesmo filme. Histórias e rumores surgiram, inclusive de cantadas da Joan para a Bete, mas nada disso foi desmentido ou assumido até hoje. O que se sabe é que Bete dizia que a "amiga" não era uma boa atriz, e além disso tinha dormido com todos os astros da MGM, exceto Lassie.

5. Nome verdadeiro: Ruth Elizabeth Davis, nascida em Masssachussets, em 05 de abril de 1908, filha de Ruth Favor e Harlow Morrel Davis. Em sua árvore genealógica constam pastores e bispos protestantes que vieram para a América. Mesmo isso não evitou que seu pai abandonasse a família, forçando a sua mãe a sustentar as filhas trabalhando como fotógrafa.

6. Casou-se 04 vezes: enviuvando uma e divorciando-se as outras três.

7. 03 filhos: Bárbara, Michael e Margot.

8. Altura: 1:60

9. Uma música foi feita em sua homenagem: "Bette Davis Eyes" de Kin Karnes (1981).

10. Assim com acontecera com sua arqui-rival Joan Crawford, a filha de Davis, Barbara escreveu um livro entitulado "My Mother's Keeper", em que falava do difícil relacionamento com a mãe. Amigos desmentiram-na chamando-a de oportunista.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails