Seguidores

2.1.08

Cantiflas - Mário Moreno



Mário Morenno Reis, mais conhecido por Cantiflas foi considerado por Charles Chaplin um dos melhores comediantes do mundo. Houve até conversações para se fazer um filme juntos, o que acabou não dando certo. Nascido na cidade do México,em 12 de agosto de 1911, acabou se tornando o mais popular da América Latina.
Teve infância pobre, o que suspendeu seus estudos. Foi engraxate, pugilista, toureiro, motorista de taxi, palhaço de circo, dentre outras profissões. Até tornar-se artista ambulante, dançando e cantando cantigas populares fazendo paródias.

Dois chumaços ralos eram seus bigodes, calças enormes, lenço no pescoço e um falar estranho formavam sua figura.
Seu primeiros filmes foram "La mujer del puerto (33) e Não te enganes, coração, em 1936. Depois desse vieram mais de 50 trabalhos. Desses, somente dois foram rodados nos Estados Unidos (A volta ao mundo em 80 dias e Pepe).
Principais filmes: Os três mosqueteiros (42). Logo logo criaria sua própria produtora, a Rosa Filmes, que lhe rendeu grandes sucessos dirigidos por Miguel Delgado. Alguns destes foram O circo (42), Romeu e Julieta (43), O porteiro (49), O patrilheiro 777 (77).

Cantinflas também foi memebro do Sindicato dos Atores, fundando uma Casa de amparo aos artistas. Era também reconhecido por sua humildade e extrema generosidade. Sempre que pôde ajudou quem precisava. O que acabou deixando ele em péssimas condições financeiras. Morreu em 1993.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails