Seguidores

2.1.08

Glenn Ford 1916 - 2006



Glenn Ford (Gwyllyn Samuel Newton Ford ) nasceu em Québec em maio de 1916. Por volta de 1935 entrou para uma companhia de teatro. Depois de vários testes frustrados, conseguiu entrar para a FOX, estreando em "Heaven With a Barbed Wire Fence" (1939). Alguns filmes sem importância e ele mudou-se para a Columbia, onde estrelou seus primeiros westerns que, durante um bom tempo, marcariam sua carreira. Depois de servir a Marinha americana, faria um filme pelo qual ficaria marcado: “Gilda”, em 1946, com Rita Hayworth. Um tórrido romance marcaria as filmagens (nessa época ele era casado com Eleanor Powell). Seguiram-se sucessos variados, indo de westerns, dramas e comédias e que o tornaram cada vez mais popular. Em 1955, já na MGM, entraria na lista dos 10 atores de maior bilheteria.

Na década de 60 continuou trabalhando, mas seu sucesso de bilheteria já não era o mesmo. Fez a série de tv “Sam Cade”, onde conquistou o prêmio Logie, e seguia fazendo alguns filmes, dentre eles “Superman”, de 1978, onde fazia o pai adotivo do homem de aço.

Glenn era alcoólatra, tendo se internado durante várias vezes. Na sua lista de amantes, estavam Rita Hayworth, Zsa Zsa Gabor e Debbie Reynolds. Casou-se quatro vezes: a primeira foi Eleanor Powell, com quem teve um filho, o também ator Peter Ford. Depois Kathryn Hays, Cynthia Hayward e Jeanne Baus. Todos os casamentos terminaram em divórcio. Seus últimos anos de vida foram tranqüilos, em um rancho. Também tornou-se muito religioso. Faleceu em agosto de 2006.

Fontes: IMDB - WIKIPEDIA - GLENN FORD ONLINE -

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails