Seguidores

2.1.08

James Cagney

Considerado um dos melhores atores do cinema clássico, James Cagney nasceu em julho de 1899 em Nova York. Estudou artes na Universidade de Columbia, mas teve que abandonar depois que seu pai faleceu, trabalhando em diversos ramos para sustentar a família. Estreou no teatro de vaudeville interpretando uma personagem feminina. Era ator e excelente sapateador. Nos anos 20 já estava na Broadway, protagonizando alguns musicais. Na Braodway conheceu Francês Willard Vernon, com quem acabou se casando em 1922 (a união durou 65 anos!!!!). Adotaram 2 filhos. Quando fazia “Penny Árcade”, foi descoberto por um olheiro da Warner e contratado no mesmo ano.

Estreou “Sinner’s Holiday” (1930), mas seu primeiro papel de destaque só viria com “The public Enemy” (1931), onde atua com a platinum Jean Harlow. Depois o que veio foram sucessos , muitas vezes esteriotipados de mafiosos, transformando-o em um dos maiores sucessos da década de 30. Com “Angels with dirty faces” recebeu sua primeira indicação ao Oscar (nesse ano quem acabou levando foi Spencer Tracy).

Em 1942, Cagney fundou, juntamente com seu irmão William, sua própria companhia, e estreou como diretor em “Short cut to hell”. Fundou o Sindicato dos Atores e permaneceu como Presidente do mesmo por 2 anos.
Na década de 60 despediu-se das telas em “One, two, three” de Billy Wilder, afastando-se do cinema e deixando um legado de 60 filmes e duas indicações para o Oscar. James faleceu aos 86 anos, de ataque cardíaco.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails