Seguidores

7.1.08

Morre Willy Sommerfeld, lendário pianista do cinema mudo

Músico, que se manteve ativo até os 100 anos, morreu em 19 de dezembro, segundo fonte

Efe

Willy Sommerfeld, em 2003

Efe

Willy Sommerfeld, em 2003

BERLIM - O lendário pianista do cinema mudo Willy Sommerfeld, responsável pelas trilhas sonoras de filmes míticos de Greta Garbo e Charles Chaplin, morreu aos 103 anos em Berlim, informou nesta quarta-feira, 2, a associação Amigos da Cinemateca Alemã.

Sommerfeld, que se manteve ativo até os 100 anos e recebeu a Câmera de Ouro do Festival de Cinema de Berlim em 2004, morreu em 19 de dezembro, segundo a fonte. O pianista, cuja figura foi resgatada pela diretora Ilona Ziok através do documentário The Sounds of Silents - Der Stummfilmpianist de 2006, era o último entre os grandes desta especialidade, praticamente extinta com a chegada do som.

Nascido em 11 de maio de 1904 na agora polonesa Gdansk (que era a então cidade alemã de Danzig), Sommerfeld desenvolveu suas habilidades musicais na infância. Sommerfeld começou com o violino, depois passou para o piano e nos anos 20 foi morar em Berlim, onde começou a tocar ao vivo nas projeções de cinema. Em 1933, caiu em desgraça e perdeu o emprego por se negar a fazer a saudação hitleriana.

Mais tarde, foi reabilitado e trabalhou como pianista, diretor musical e compositor para vários estúdios e salas de cinema

Fonte

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails