Seguidores

2.1.08

Robert Taylor - 1911 - 1969




Spangler Arlington (mais tarde conhecido como Robert Taylor) nasceu em 1911, em Nebraska. Formou-se em medicina. Com 1:80, olhos negros e cabelos azuis, logo chamava a atenção de colegas, que o incentivavam a seguir uma carreira artística. Fez música e teatro, até que conseguiu um teste na MGM, onde passou a ganhar US$ 35,00 por semana.

Seu rosto perfeito fotografava muito bem, e ele acabou sendo emprestado à FOX, estreando no filme Handy Ardy, em 1934. seguiram-se filmes de mais sucesso, como Buried Loot e Society Doctor, ambos de 1935. Em 1936, veio Broadway Melody of 1936, um enorme sucesso musical da MGM, que chegava com tudo. Seu salário aumentou para 450 dólares semanais. The magnificent obsession, com Irene Dunne, provocou uma enxurrada de cartas para ele, que já recebia mais cartas que Clark Gable.

Atuou ao lado de estrelas como Janet Gaynor, Loretta Young, Bárbara Stanwyck (com quem veio a se casar), Joan Crawford, Jean Harlow, Mirna Loy, Hedy Lammar, Lana Turner e Greta Garbo, a maior estrela da época, com quem fez o enorme sucesso Camille (A dama das camélias). O filme foi um dos maiores sucessos da década de 30, com a Garbo recebendo sua indicação ao Oscar.

Seu sucesso continuou durante a década de 40, com sucessos como The wateloo Bridge, A yank at Oxford, Billy the kid e Johnny Eager (com Lana Turner). Durante a guerra ele se alistou na marinha e acabou sendo recusado para o combate pela idade (32 anos), mas ele foi ser instrutor de vôo. Após a guerra voltou ao lado de Katherine Hepburn, e em seguida, de Ava Gardner (com quem teve um romance).

Na década de 50, após alguns westers e épicos (Ivanhoé e Quo Vadis), ele passou a fazer uma série televisiva, The Detectives, que se tornou um sucesso. Em 1966 fez sua despedida dos filmes, no filme Return of the Gunfighter.

Durante as filmagens de “A mulher do meu irmão”, ele conheceu Bárbara Stanwyck, com quem começou um romance. Bárbara divorciou-se de seu primeiro marido, casando-se com Robert depois de 3 anos de namoro. O casamento durou 11 anos, e acabou após Bárbara descobrir que estava sendo traída com uma atriz italiana (Lia de Leo). Sua segunda esposa foi Ursula Thiess, com quem teve dois filhos. Ela era atriz, mas abandonou a carreira de bom agrado para ser exclusivamente sua esposa. Permaneceram casados até a morte dele, de câncer no pulmão (consumia 3 maços de cigarro por dia), em 1969. tinha 57 anos.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails