Seguidores

15.4.08

16 de abril - Aniversario de Chaplin


Faz tanto tempo que eu o adoro. Com ele começou tudo: minha paixão pelo cinema e por essa arte que nos rodeia.
Amei antes sua imagem, para depois amar sua arte.

Falar de Chaplin pra mim é dificilimo, ao contrario do que podem pensar alguns.
Quem me conhece pessoalmente me liga a ele, e sempre me dizem que ao ve-lo lembram de mim. Outros me chamam de Carlita, numa referência a Ele. Porque eu só respirava, colecionava e indicava ele. Hoje eu estou mais tranquila, e limito-me a escutar mais falarem dele do que falar. Melhor.

O fato é que é difícil pq eu não conheço o limite do fim. De quando terminar de falar sobre aquilo que tanto amo. reconheço as falhas de Chaplin como homem, li, reli, li, reli várias, penso que quase todas as biografias disponíveis sobre ele em português, uma em francês. Na falta de um site brasileiro, que abordasse mais completamente, fiz o meu, com resumo dos filmes que eu vi dele: quase todos, exceto naturalmente os que estão sumidos. E para mim ele sempre foi e será o supremo entre os criadores do nosso cinema. Na época em que ninguem sabia para onde ia, lá estava chaplin, com sua mente criativa, doentia até, nervoso, perfeccionista e chato. Tão chato que até hoje temos sua imagem estampada em nossas memórias. Tão chato que sobreviveu, onde tantos outros, talvez mais competentes ainda, não sobreviveram. Tão chato que é reconhecido como uma das imagens mais marcantes de toda a história do cinema.

Salve 16 de abril. Onde estiver, Chas, minhas mais sinceras saudações.

Um comentário:

Ricardo Steil disse...

Charles Chaplin, para todo o sempre!!!

Related Posts with Thumbnails