Seguidores

13.7.08

Betty Grable


Betty Grable nasceu Elizabeth Ruth Grable, em dezembro de 1918, em St Louis. Filha mais nova de três filhos, teve sua identidade falsificada por sua mãe, para que arranjasse um contrato, mas acabou sendo descoberta e Betty despedida. Sua mãe também foi responsável pelo cabelo platinado, que ela iria usar por toda a vida.
Bette fez alguns papéis na década de 30, como em Whoopee! (com Eddie Cantor) e Gay Divorcee (Fred Astaire e Giger Rogers). Em 1937 a atriz casou-se com o ex-astro mirim Jackie Coogan, com grande estardalhaço, mas acabaram se divorciando três anos depois.
Durante a década de 40, após mais de 50 filmes em que fazia pequenas aparições, ela transformou-se em uma das estrelas dos filmes em Technicolor da 20th Century’s, com Narry was a lady (1940), Moon Over Miami (1941), Coney Island (1943), The Dolly sisters (1945), mas seu filme mais popular foi mesmo Mother Wore Tights (1947), com Dan Dailey. Sua fama fez com que se mantivesse no topo da bilheteria por quase 10 anos, e ganhasse um dos maiores salários (algo em torno de US $300,000 por ano).
Foi durante esse período (1943) que ela pousou para Frank Powolny e fez a famosa foto pinup, em que aparece de costas, olhando sensualmente para frente, tornando-se a foto mais reverenciada pelos soldados na época da guerra e um ícone da cultura americana. Nesse mesmo ano ela casou-se pela segunda vez, agora com o trompetista Harry James, e com ele teve dois filhos, Victoria e Jéssica. Infidelidades e alcoolismo levaram ao divórcio, 22 anos depois.
Após o período de guerra, ela seguiu fazendo musicais. Foram no total 25 musicais em 13 anos. Seu último sucesso na Fox Studios foi em 1955, em How to marry a millionaire, onde trabalhou ao lado de Lauren Bacall e Marilyn Monroe. Depois disso só brigas com os estúdios, até que seu contrato foi suspenso. Ela ainda fez alguns trabalhos na TV, sem grande sucesso e estreou alguns musicais, como Hello Dolly no teatro.
Betty morreu de câncer, em 1973, com apenas 56 anos.

Um comentário:

Heri, hodie, cras, cotidie... disse...

Gostei muito do texto! Das fotos "Dejavú" (perfeita)!!!!!! E dos cabelos das poderosas do cinema. Beijão.

Related Posts with Thumbnails