Seguidores

11.8.08

Festival em São Paulo exibe filmes mudos com acompanhamento musical ao vivo

Para muita gente pode ser difícil imaginar, nos dias de hoje, um filme sem cor, sem efeitos especiais e, principalmente, sem som. Enquanto a superprodução hollywoodiana “Batman” bate recordes de bilheteria, a Cinemateca Brasileira realiza de 9 a 17 de agosto a II Jornada Brasileira de Cinema Silencioso.

No segundo ano do evento, serão apresentados mais de vinte filmes, entre longas e curtas-metragens, vindos de diferentes partes do mundo. Os filmes serão exibidos com acompanhamento musical ao vivo e em formato silencioso. A idéia é fazer com que públicos de diferentes gerações tenham acesso a filmes pouco ou nada conhecidos do período do cinema mudo.

Segundo o curador dos filmes, Carlos Roberto de Souza, a primeira edição da jornada recebeu mais de cinco mil pessoas em 10 dias. Este ano, a seleção conta com filmes mais longos e música mais espaçada. “Queremos trabalhar mais o silêncio, com alguns sons sincronizados com o filme, criando um ambiente musical”, afirma. O evento buscando reproduzir e atualizar o formato do espetáculo cinematográfico nas primeiras décadas do século XX.

A programação da mostra estará dividida em programas que exibem títulos da cinematografia dos países da América Latina a clássicos silenciosos do cinema japonês com animações da década de 20, precursores do anime.

A primeira iniciativa brasileira para discutir o cinema enquanto manifestação cultural, o chamado Chaplin Club (criado no Rio de Janeiro em 1928) também será homenageado. Será exibida uma seleção dos filmes comentados pelos participantes do Chaplin Club, com destaque para Aurora (1927), de F.W. Murnau, Braza dormida (1928), de Humberto Mauro, que será projetado em cópia nova colorida, especialmente realizada para a II Jornada, e Limite (1931), de Mário Peixoto, cineasta cujo centenário é comemorado este ano.

A curadoria musical é de Livio Tragtenberg e reune artistas como Alberto Marsicano, Cid Campos, Duoportal, Jorge Pena, Laércio de Freitas, Loop B e Unholly Quartet.



Confira a programação completa no site do evento.

De 9 a 17 de agosto. Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207, tel.: (11) 3512-6111. Grátis. É necessário retirar ingresso na bilheteria com uma hora de antecedência.

Fonte

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails