Seguidores

12.11.08

Morreu Dulce Damasceno de Brito

Fiquei surpresa e triste hoje ao ler essa notícia. Morreu Dulce Damasceno de Brito, a jornalista brasileira que cobriu Hollywood nos seus anos mais dourados, e realizou os nossos sonhos mais secretos de conhecer a quase todos. Foi domingo, e somente hoje, terça, foi que eu vi a notícia. Tinha 82 anos, e estava muito doente, tinha mal de Parkinson há mais de 20 anos. Foi a primeira mulher a ser correspondente brasileira em Hollywood, tendo passe livre para entrar nos grandes estúdios, entrevistar os astros e assistir às premiações (dentre elas o Oscar). Dentre seus amigos, Carmen Miranda (pra quem ela escreveu um texto belíssimo contanto como se sentiu quando soube de sua morte). Dulce entrevistou vários, dentre eles Marlon Brando, Liz Taylor, Debbie Reynolds, Gregory Peck, Kim Novak. Para ela, sua maior frustração foi não ter entrevistado James Dean, que não compareceu a uma entrevista marcada, morrendo dias depois.
Podíamos lê-la em sua coluna na Revista de cinema SET. Uma oportunidade de conhecer seu trabalho é através de dois livros que ela lançou: Hollywood nua e crua (2 edições) e ABC de Carmen Miranda.

Seguem publicações sobre o assunto:

Portal Imprensa

Morre em São Paulo, aos 82 anos, a jornalista Dulce Damasceno

Redação Portal Imprensa

Faleceu, no último domingo (9), em São Paulo (SP), a jornalista Dulce Damasceno. A informação foi confirmada pela assessoria da secretaria municipal de saúde. Segundo noticiou o portal G1, a profissional sofria de mal de Parkinson e chegou a ser encaminhada ao pronto socorro de Santo Amaro, mas já chegou ao local morta. Damasceno tinha 82 anos e ficou conhecida por ter se tornado amiga de Carmem Miranda, nas décadas de 50 e 60, época em que era corresponde em Hollywood.

Além da amizade com Carmem Miranda, Damasceno ganhou notoriedade por ser a primeira mulher brasileira a se tornar correspondente em Hollywood na década de 50, época em que a cobertura do circuito cinematográfico americano restringia o acesso a profissionais estrangeiros. O ator Marlon Brando foi uma das muitas personalidades entrevistadas pela jornalista.

De acordo com o cineasta e amigo, Alfredo Sternheim, Dulce estava lúcida e, atualmente, era colunista em uma revista de cinema. O corpo da jornalista deverá ser cremado, nesta segunda feira (10), no cemitério da Vila Alpina, na capital paulista.



Morre em SP a jornalista Dulce Damasceno

Informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Jornalista ficou conhecida pela amizade com Carmem Miranda.


Morreu neste domingo (9) aos 82 anos a jornalista Dulce Damasceno de Brito. A morte foi confirmada pela assessoria da Secretaria Municipal de Saúde. A jornalista foi encaminhada nesta madrugada ao pronto-socorro Santo Amaro, mas já chegou ao local morta.

Segundo o amigo de 30 anos e diretor de cinema Alfredo Sternheim, o corpo de Dulce será velado esta noite no Cemitério da Vila Alpina e deverá ser cremado nesta segunda-feira (10). Ele contou que Dulce estava em uma clínica de repouso no Brooklin quando se sentiu mal e foi levada para o hospital. Ela sofria de mal de Parkinson e, de acordo com o amigo, estava muito debilitada.

Dulce Damasceno de Brito foi correspondente em Hollywood nas décadas de 50 e 60. Ela ficou conhecida por sua amizade com Carmem Miranda e por entrevistar diversas celebridades da época. Ela é autora do livro “O ABC de Carmem Miranda”.

“Ela foi a primeira mulher brasileira a ser correspondente em Hollywood em um tempo em que Hollywood era fechada a correspondentes estrangeiros e a mulheres. E ela conseguiu um trânsito fantástico entre todos. Além de Carmem Miranda, ela conseguiu amizades e cativar a confiança de celebridades. Ninguém conseguia entrevistar o Marlon Brando e ela conseguiu três vezes”, disse Sternheim.

Atualmente, a jornalista era colunista em uma revista de cinema. Sternheim conta que iria encontrá-la nesta tarde para discutirem sobre a coluna da revista de dezembro. “Ela estava lúcida e me ditava os textos da coluna. A pauta, a gente escolhia em comum acordo”, contou.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails