Seguidores

27.1.09

O pirata






MGM, 1948 (colorido, 102 minutos)

Sinopse

Esse filme mostra a paixão que surge entre uma mulher sonhadora com um homem que parece vir de seus sonhos. E depois do sonho a decepção.

Elenco


Judy Garland - Manuela Alva
Gene Kelly - Serafin
Walter Slezak - Don Pedro Vargas
Gladys Cooper - Aunt Inez
Reginald Owen – o advogado
George Zucco - Viceroy
Lester Allen ... Uncle Capucho
Lola Deem - Isabella
Ellen Ross - Mercedes
Mary Jo Ellis - Lizarda
Jean Dean - Casilda
Marion Murray - Eloise
Ben Lessey - Gumbo
Jerry Bergen - Bolo
Val Setz - Juggler
Gaudsmith Brothers, Cully Richards

Créditos

Produção: Arthur Freed
Direção: Vincente Minnelli
Músicas: Cole Porter
Direção musical: Lennie Hayton
Arranjos instrumentais: Conrad Salinger
Direção de dança: Robert Alton, Gene Kelly
Arranjos vocais: Robert Tucker
Roupas: Irene
Maquiagem: Jack Dawn
Fotografia: Harry Stradling
Edição: Blanche Sewell
Direção de arte: Cedric Gibbons, Jack Martin Smith
Filmagens: de dezembro de 1946 a julho de 1947
Lançamento: junho de 1948

Músicas cantadas por Judy


* Mack the Black (Judy Garland)
* You Can Do No Wrong (Judy Garland)
* Love of My Life (Judy Garland)
* Be a Clown (Judy Garland e Gene Kelly)
* Voodoo (Judy Garland)

Notas

* Título do filme em português: O Pirata.

* A MGM pagou U$ 225.026,00 pelos direitos da peça O pirata. Depois de muitas tentativas de acerto do roteiro, o entusiasmo de Garland pelo filme começou a esvanecer-se.

* Judy também estava preocupada com o fato de Gene Kelly ter um papel mais bem humorado que o seu. Isso, provavelmente, chamaria mais a atenção para o personagem dele. Durante as filmagens, ela achava que seu marido Minelli, dava atenção demais a Kelly, e chegou a pensar que os dois estavam tendo um caso.

* O uso de drogas, remédios e barbitúricos fez com que Judy envelhecesse precocemente. Ela tinha 24 anos, mas não parecia mais tão jovem. Ela voltou a fazer análise, mas não resolvia muito.

* Segundo Hedda Hopper: "Judy estava tremendo. De repente, explodiu num frenesi de histeria. Ela disse que todos que a amaram haviam se voltado contra ela. Não tinha amigos."

* Por causa do seu comportamento errático, as filmagens acabaram mais uma vez atrasando. Uma vez ela saiu correndo pelos estúdios, procurando quem tinha uma pílula de bezendrina, o que chocou sobretudo quem a conhecia desde menina.

* O filme foi rodado em 135 dias, dos quais Judy faltou 99. O estúdio verificou que provavelemente, por conta do estouro das contas, não teriam lucro, e, pela primeira vez, consideraram demitir a atriz.

Críticas

“O pirata foi um investimento de cinco milhões de dólares cujo resultado foi um filme deplorável, o pior que o dinheiro podia comprar". (Cole Porter)

" Enquanto experimento artístico, O pirata é um dos filmes mais interessantes do ano. Infelizmente, o talento e a criatividade dos realizadores e atores diluiu-se em meio a uma pretensão exarcebada ou a simples erros de cálculo. A srta. Garland, que apostou na simplicidade, ocasionalmente surpreende com uma interpretação tensa e ardente." (James Agee)

2 comentários:

Anônimo disse...

Como posso definir a Judy? Uma graçinha de ser humano. Além disso, sabia ser simpática e graciosa no cinema. Uma pena que este filme não tenha saído em DVD, porque com certeza seria satisfação garantida.

Sônia disse...

A Judy era fantástica. Pena que só vi um único filme dela. Advinhem? " O mágico de Oz". Sabe, até hoje me lembro deste filme que assisti quando era criança. Recentemente, aluguei em DVD e matei minha saudade. Ah, quanto a Judy? Ela tinha uma voz de rouxinol. Uma verdadeira diva!! Ah, ela e o Gene Kelly tão uns fofos nas fotos. Os dois fazem um par perfeito!

Related Posts with Thumbnails