Seguidores

5.4.09

Agnes Moorehead


Nascida em dezembro de 1906, Agnes formou-se em Literatura (era PHD), mas, o que queria mesmo era seguir a carreira de atriz. Para isso, apresentava-se em na vaudeville e rádio novelas. Numa das apresentações no rádio, conheceu Orson Welles, ingressando na companhia dele, a The Mercury Theater of The Air, em 1938. A partir daí pôde ter uma chance no cinema, fazendo a mãe de Welles no aclamado Cidadão Kane.

Fontes indicam que, apesar de ter sido casada 2 vezes, a atriz era bissexual, e discretíssima. Durante as filmagens de How the West Was Won, conheceu a gracinha da Debbie Reynolds e iniciou-se aí um caso longuíssimo (segundo livro de Dulce Damasceno de Brito). Amizade ou maldade da oposição? O fato é que elas não se desgrudaram até a morte de Agnes, em 1974.
Em 1964 veio o maior sucesso de Agnes, a série A Feiticeira, onde ela interpretava a majestosa e escandalosa Endora, mãe de Samantha (Elizabeth Montgomery).
Ela foi professora de arte dramática da Universal, formando atores como Debbie Reynolds, Donald O'Connor e Sandra Dee.

A atriz foi indicada por cinco vezes ao Oscar por Atriz coadjuvante, mas não ganhou nenhuma.

2 comentários:

M. disse...

É a mulher tinha formação profissional séria. Por muitas vezes o Oscar é injusto. Beijos e ótimo domingo.

Sônia disse...

Eu gostava muito dela como Endora na série " A Feitiçeira". Quando ela entrava em cena ...arrassava e marcava presença. Nunca a vi em segundo plano na série . Soube conquistar seu espaço como a Endora. Um tempo atrás vi o remake da série que foi transformado em filme e senti falta da Endora como sendo a Agnes, pois no filme quem fazia a personagem era a Shirley Mc laine. E senti se como estivesse faltando algo! Certos atores são únicos!

Related Posts with Thumbnails