Seguidores

12.5.09

Omar Sharif

 

E9692 Michel Demitri Shalhoub, mais conhecido como Omar Sharif, nasceu em 20 de abril de 1932, na Alexandria, Egito, filho de pais judeus de ascendência libanesa. Formou-se na na Universidade do Cairo em matemática e física, chegando a trabalhar nos negócios do pai.

Sua carreira artística iniciou-se em 1953, no filme The Balzing Sun, um filme egípcio. Após diversos filmes em seu país, chegou em Hollywood, para estrelar seu primeiro filme em língua inglesa: Lawrence da Arábia, de 1962, desempenhando o papel do xerife Ali. Com o filme ele concorreu ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e ganhou o Globo de Ouro de Ator Coadjuvante e Revelação Masculina. Seguiram-se o clássico Doutor Jivago, de David Lean e Funny Girl, onde trabalhou ao lado de Barbra Streisand. Omar fala fluentemente inglês, grego, francês, italiano e árabe.

Omar se arrependeu de ter feito o papel de Che Guevara em 1969 no filme homônimo. Isso porque, segundo o ator, o filme foi manipulado pela CIA (agência de inteligência americana). Ele chegou a afirmar que o filme foi o maior erro de sua vida.

Com uma carreira extensa, o ator ganhou o Globo de Ouro de melhor ator por Dr. Jivago e recentemente, em 2004 o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza, pelo filme “Uma amizade sem fronteiras”.

Sharif ao lado de Claudia Cardinale

sharif e cardinale

Omar Sharif e Julie Christie

Omar Sharif & Julie Christie

 

Ao lado de Barbra

omarsharifstreisand

4 comentários:

M. disse...

Gostei de ter lembrado dele! O texto traz muito boas informações! Beijos.

Sônia disse...

Carla. Vc não imagina como minha avó ficou... nas nuvens. As fotos são lindas. Minha avó e eu agradecemos sua generosidade. Obrigada!

Sônia disse...

Agora sei porque minha avó gosta tanto dele.... ele era um tipão de homem. Muito lindo!

pat disse...

Oi, adorei a postagem. Simplesmente Osmar Sharif é meu sonho desde pequena.
Um abraço,
Pat.

Related Posts with Thumbnails