Seguidores

29.5.09

Patrick Swayze

 

Patrick Wayne Swayze nasceu no dia 18 de agosto de 1954 em Houston, Texas (EUA). Filho de um engenheiro e de uma dançarina e coreógrafa, foi criado com mais quatro irmãos. Resolveu seguir os passos da mãe, dedicando-se ao balé clássico, além disso, à ginástica, natação, violino e futebol americano. Apesar da dança ser sua grande paixão, ingressou no Houston's Alley Theatre, onde surgiu o seu enorme interesse pela profissão de ator. Passou um grande período no Bufallo Ballet de Nova York, e após essa temporada em 1972, consegue uma bolsa de estudos em duas companhias mais importantes da metrópole, tornando-se quatro anos depois o principal bailarino da Eliot Feld Ballet. Patrick Swayze já era o primeiro bailarino da companhia, e quando estava prestes a realizar o seu maior feito (pois ele estava sendo preparado para contracenar com a estrela do balé russo, Mikhail Baryshnikov), uma contusão dos tempos de futebol americano veio a se manifestar em uma má hora, criando um problema grave em sua perna, na qual corria o risco de ser amputada. E por medo de perder um membro essencial à vida de um bailarino, abandona completamente o balé clássico. Mas não tão completamente assim, ele vem a se dedicar à arte dramática e brilha na Broadway com o personagem principal de Grease – Nos tempos da brilhantina. A partir daí surgem os convites para a TV e para o cinema. É nesse período que ele conhece a também bailarina Lisa Niemi, com quem casou em 1975, teria por volta de 21anos. Em 1979, o casal vai tentar a sorte em Hollywood. E por sorte no mesmo ano consegue o seu primeiro papel no cinema como o personagem Ace, o líder de uma gangue de patinadores no gelo, no filme Skatetown, USA (1979), o filme não fez sucesso, mas os críticos passaram a observar aquele novo rosto promissor. Enquanto o sucesso não vinha como ator, ele ainda fazia curso de arte dramática que era pago com o cachê que ganhava com pontas que fazia em telefilmes e como carpinteiro restaurador das mansões de atores de Hollywood.

Patrick Swayze continuou a lutar por seu espaço e no início de 1983 veio o marcante papel de Bandit, um líder de gangue de rua, na série de televisão Renegades. Ainda no mesmo ano são lançados uma leva de atores ainda desconhecidos do grande público (Ralph Macchio, Tom Cruise, Matt Dillon, Patrick Swayze e Rob Lowe) em um filme de Francis Ford Coppola, “Outsiders- Vidas sem rumo” (1983), Swayze era Darryl Curtis, irmão mais velho de Ponyboy (C.Thomas Howell). Mas foi com Dirty Dancing (1987) com o seu primeiro protagonista, o professor de dança Johnny Castle, que ele realmente se consagrou no cinema. E claro, a sensualidade que emanava de seu personagem lhe rendeu uma multidão de fãs mundo afora e uma indicação ao Globo de Ouro.

Em uma foto com Jennifer Grey (promovido a símbolo sexual após Dirty Dancing)

Em 2003 mais um filme de dança, agora tendo como partner sua esposa Lisa

"Ghost - Do Outro Lado da Vida" (1990) só veio confirmar e reafirmar todo o talento de Patrick Swayze, chegando a ser indicado ao Oscar. Mas Ghost, levou mesmo para melhor atriz coadjuvante, Whoopy Goldberg.
A seguir veio “Caçadores de Emoção” (1991), onde interpretava um surfista líder de uma gangue de assaltantes de banco. Neste filme ele dispensou dublês. No mesmo ano foi eleito pela Revista People Magazine O Homem Mais Sexy de 1991. Em 1992 volta às telas com Cidade da Esperança (City of Joy) onde o set de filmagens localizado em Calcutá sofreu atentados à bomba. Depois vieram “Um Pai Fujão” (Father Hood - 1993), “Super Heróis do Oeste” (Tall Tale - 1994), e fez o papel de uma dragqueen no filme “Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo!” (1995), “Os Três Desejos” (Three Wishes - 1995) e “Estrada Alucinante (Black Dog - 1998)”.

Filmografia:


"The Beast" (2009) com 13 episódios gravados
Powder Blue (2009)
Christmas in Wonderland (2007)
Jump! (2007)
Keeping Mum (2005)
Icon (2005) (TV)
King Solomon's Mines (2004) (TV)
George and the Dragon (2004)
Dirty Dancing 2: Noites de Havana (2004)
A última dança (2003)
Waking Up in Reno (2002)
(Donnie Darko - 2001)
(Green Dragon - 2001)
(Wakin' Up In Reno - 2000)
(Forever Lulu - 2000)
(Without a Word - 1999)
(Get Bruce - 1999)
("Hollywood Squares" - 1998 - TV Series)
Cartas de Um Assassino (Letters from a Killer - 1998)
Estrada Alucinante (Black Dog - 1998)
Os Três Desejos (Three Wishes - 1995)
Super-Heróis do Oeste (Tall Tale / Tall Tale: The Unbelievable Adventures of Pecos Bill - 1995)
Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! (To Wong Foo, Thanks for Everything, Julie Newmar - 1995)
Um Pai Fujão (Father Hood / Desperado / Honor Among Thieves / Mike Hardy - 1993)
Cidade da Esperança (City of Joy / Cité de la joie, La - 1992)
Caçadores de Emoção (Point Break - 1991)
(Memories of M*A*S*H - 1991 - TV)
Ghost - Do Outro Lado da Vida (Ghost - 1990)
Marcados Pelo Ódio (Next of Kin - 1989)
Matador de Aluguel (Road House - 1989)
Tigre De Varsóvia, O (Tiger Warsaw / Tiger, The - 1988)
Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing - 1987)
Crepúsculo de Aço (Steel Dawn - 1987)
("North and South II" - 1986 - Mini Series TV)
Veia de Campeão (Youngblood - 1986)
("North and South" - 1985 - Mini Series TV)
Amanhecer Violento (Red Dawn - 1984)
(Off Sides / Pigs Vs. Freaks - 1984 - TV)
A Volta por Cima (Grandview, U.S.A. - 1984)
Vidas Sem Rumo (Outsiders, The - 1983)
("Renegades" - 1983 - TV Series)
De Volta Para o Inferno (Uncommon Valor - 1983)
(Renegades, The - 1982 - TV)
A Volta dos Rebeldes (Return of the Rebels - 1981 - TV)
(Comeback Kid, The - 1980 - TV)
(Skatetown, U.S.A. - 1979)

Em uma entrevista gravada em seu rancho para rede de TV americana ABC. Na foto aparecem o casal Swayze e a jornalista Barbara Walters.

A doença

Patrick Swayze sofre atualmente de câncer de pâncreas e vem travando uma corajosa batalha contra a doença. Semana passada um site teria divulgado uma falsa notícia de seu falecimento, inclusive teriam até atualizado a página da wikipédia com a nota e data de sua morte. O agente do ator desmentiu a onda de boatos e afirmou que ele continua respondendo bem ao tratamento. Apesar de muito recentemente ter sido fotografado altamente abatido e com uma fisionomia de quem parece ter mais idade do que realmente tem, a doença tem sido devastadora e visível. E mesmo doente ele participou das filmagens ano passado da série “The Beast”, cuja estréia para a TV americana é este ano. Durante 5 meses de gravações ele perdeu um dia e meio sem tomar remédios para dor. Fato que será relatado em um livro, a biografia que está sendo escrita por sua esposa Lisa Niemi, “Patrick Swayze: One Last Dance”. O título foi inspirado em um filme que fizeram juntos
Lisa Niemi esposa de Patrick desde 1975 (uma proeza para os parâmetros de Hollywood), se emociona em entrevista ao falar da doença do marido.

Durante recente entrevista para a rede ABC nos Estados Unidos ele fala para a jornalista Barbara Walters como foi a descoberta durante a celebração de Ano Novo: "Eu tentei tomar champanhe, e foi como colocar ácido, sabe, em uma ferida aberta". Logo então, disse que percebeu que sua indigestão tinha se tornado grande e constante. "Eu perdi cerca de 20 libras (9 kg) num piscar de olhos. E depois, quando você vê isso no espelho, de uma vez, você estica os olhos para baixo e o fundo de seus olhos fica amarelo e começa a icterícia - aí você sabe que algo está errado", disse. "Você pode apostar que eu estou passando pelo inferno", disse o ator. "E eu vi apenas o começo dele", completou. Atualmente, sua rotina inclui sessões freqüentes de quimioterapia no Hospital de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia. Para percorrer os 503 quilômetros que separam esse local e sua casa, o ator usa seu avião particular. Há especulações de que ele teria dito em uma entrevista que teria apenas dois anos de vida. O fato é que o câncer de pâncreas é uma das formas mais letais da enfermidade, e um entre dez pacientes vive mais cinco anos após o diagnóstico. A maneira como ele vem respondendo ao tratamento tem surpreendido os médicos.

Após a onda de boataria na internet de sua suposta morte, ele divulgou uma foto que tirou com a mulher Lisa Niemi e seus dois cachorros em seu Rancho no Novo México e enviou a imagem para o jornal “Daily Mail” para provar que continua vivo, bem humorado e lutando contra o câncer.

Magda Miranda

http://msudamericacanway.blogspot.com/

6 comentários:

M. disse...

A wikipédia em inglês retirou a data da morte dele e informou a fonte de onde surgiram os primeiros boatos. Foi importante ele e seu agente terem informado á imprensa a sua situação real.

Sônia disse...

O Patrick ainda vai viver muito. Foi de muito mau gosto o que fizeram com ele. Ainda bem que ele continua lutando..É um lutador. Sua tragetória de vida é linda e eu nem sabia que ele era casado a tanto anos ( coisa rara em Hollywood)

Sônia disse...

O Patrick ainda vai viver muito. Foi de muito mau gosto o que fizeram com ele. Ainda bem que ele continua lutando..É um lutador. Sua tragetória de vida é linda e eu nem sabia que ele era casado a tanto anos ( coisa rara em Hollywood)

Anônimo disse...

sabem NAO LEMBRAMOS DESS CARA A NO SER O FILME DIRTY DANCYNG LINDO LE E JENNIFER GREY ERAM LINDOS JUNTOS ESSE FILEM QUE LE FEZ COM ESSA LISANIM EDIZEM ANO VIMOS NEM QUEREMOS QUE E UM HORROR VOMIAVEL COMO TODOS OS OUTROA QUE EL FEZ DEPOIS DE DIRTY DANCYNG CASAL SEM QUIMICA PARA DANÇAR VELJOS ELE JA VELHO ELA FIEA COMO SEMPRE E HORRIVEL VOMITAVEL ERA UM FRCASSADO DROGADO ALCOOLATRA POR ISTO OC CANCER NO PANCRES ERA UM NINGUEM DEPOIS DE DIRTY DANCYNG ELE VIROU UM ANONIMO NAO LEMBRAMOS DEL EM OUTROS FILMES DIZEM OS CRITICOS DE CINEMA QUE SAO HORRIVEIS SEM ROTEIRAO SEM NADA UM FRACSSO SOOOO,COMO TUDO NA VIDA DELE PODRE FRACASSDO SEM FILHOS ERAM UM NADAAA DEPOIS DE DIRTY DANCYNG ELE VIROU UM NINGUEMMM UM NADAAAAAAAA,SO FEZ FILMINHOS BRGAS HORRIVEIS COMO GHOST E UTROS QUE NEM LEBRAMOS O NOME POIS SAO LIXOS PORCARIAS HORRIVEIS VOMITAVEIS E ERA CASADO COM ESSA FEIA AI HORRIVEL DESDE NOVA ERA PROMISCUA DIXAVA ELE AÇPALPAR ELA DESE SEU 14 ANOS HORRIVEL DE FEIA SEM SAL SEM TALENTOOO NEM PRA DANÇA ELA TINHA ,BOM SOOO LEMBRAMOS DE DIRTY DANCYNG MESMOO LINDO CLASSICO ELE JENNIFER GREY LINDO PAR LINDOS DANÇANDOOO O RESTO NAO SABEMOS NEM DESEJAMOS SABERR ERA UM NADAAA ANTES E VIROU UM NADAAAA UM NINGUEMMM DEPOIS DE DIRTY DACNYNG E ISSO QUE ELE E PARA O MUNDO UM FRACASSDO DROGADO ALCCOLATRA QQUE TENTOU SER ATOR MAIS NAO TINHAAA TALENTO NENHUM E PARA NADA PRESTAVAAA,SO LEMBRAMOS E SEMPRE LEMBRAREMOS DO CLASSICO DIRTY DANCYNG SOOOOOOOOOOOOOOO COM JENIFER GREY,CYNTHIA RHODESS SOOOOOOOOOOOOOOOOOO DEPOIS ATA ACHAMOS QUE ELE JA HAVIA MORRIDO DEPOIS DE DIRTY DANCYNG MAS PARECE QUE I LIXOOOO SEM TALENTOOOOE SUA BABA MONTROO LISA NIEME 34 ANOS UNICA POIS NINGUEM NENHUMA MULHAR QUERIA TAL BEBADO DROGADOOOO SO ESS HORRIVEL MESMOOOO ,MAS DEPOIS DE DIRTY DANCYG ELE NASCEU EM DIRTY DANCYNG E MORREU COM AS FILMAGENS DE DIRTY DACNYNG NAO LEMBRAMOS DELE NAO MESMO SO DO FILME DIRTY DANCYNG E DE JENNIFER GREY LINDAA TALENTOSA SEI QUE ESSA MIMIA DELE LISA NIEM ADORAVA PEGAR CARON E APARECER NO POUQUISSIMO SUCESSO DELE ERA COMO SE DIZ UMA CARONEIRA NA POBRE E CURTA CARREIRA DELE SO MESMO EM DIRTY DANCYNGGGGGG COM JENNIFER GREY SOOO LMEBRAMOS DESSE FILME UM CLASSICO DOS SECULOS SOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

Anônimo disse...

saooooooooo o csal mais horrivel de hollywood lisa nime e patrick swayze ele velhoooo depois de dirty dancyngggggggg virou um monstroooo ela horrivelllllll sem talentooooooooo nempara dançar naquele porco filme do casal filme e como ghost um M E MIS CASAL SEM TALENTOOOOOOOO SEM QUIMI CA GRAÇAS A DEUS SOOOOOO COM=NHECEMOS ELE DE DIRTTY DANCYNG SOOOOOOOOOO POIS DEPOIS VIROU ESSE VELLHOOOOOOOOO ENRUGADOOOOOOOOO FEIOOOOOOOOOOOOO SO FEZ FILMES PORCOS SEM SUCESSO NOJENTOSSSSSS MESMOOOOOOOOOOO SO DIRTY DANCYNGGGGGGGG VALEU A PENNAAAAAAAA NA VIDAAAAAAAA DESSE ALCOOLATRAAAAAAAAAAAAAAAA ELE E LISA EM TODAS AS FOTOSSSSSSSSSSSSS HORRIVEISSSSSSSSSSSS MEU DEUS DOISSSSSS MONSTROOO E MAIS SO PARA LEMBRARRRRRRRRR NA FOTO DOS TRES O MAIS LINDOOOOOOOO SAUDAVELLLLLLL E DIGNOOOOOOO E O CAOOOOOOOOOOO E O CASALLLLLLLLLLLLLL DA FMILIA ADAMSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS E SEU LINDOOOOOOOOOOOOOOO CACHORRRO DA NOJOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OLHARRRRRRRRRRRR ESSE CASALLLLLLLLL DE MONSTROOOOOOOOOO,GRAÇAS A DEUS SO LEMBRAMOS DESSE MONSTRO DE DIRTY DANCYNG ONDE ELE ERA BONITO SEXI DEPOIS VIROU ESSE BAGAOOOOOOOOOOOOOO VELHOOOOOOOOOOOOOO MONSTROOOOOOOOOOOO E SUA MUMIA VELHA FEIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE DOIIIIIIIIIIIIIII QUE NOJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

Anônimo disse...

SAOOOOOOOOOOOOO AS ENTREVISTASSSSSSSSSSS MAIS RIDICULASSSSSSSSS QUE JA VI DESSE MONTROS ELA CHORANDOOOOOOOOO ELE UM MONSTROOOOOOOOO ELA CHORANDOOOOOOOOOOOO FICA MAIS FEIAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE SEMPRE FOI ESSE CARA DEPOIS DE DIRTY DANCYNGG UNICCCOOOOOOOOOOOOOOO SO FEZZZZZZZZZZ ENTREVISTASSSSSSSSSSSSS NOJENTAS RIDICULAS FILMES PIORESSSSSSSSSSSS AINDAAAAAAAAAAAAAAAA E ESSA CARONEIRAAAAAAAAAAAAAAA CHORANDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OU TENTANDOOOOOOOOOOOO SOOOOOOOOOOO DEU ENTREVISTAS RIDICULASSSSSSSSSSSSSSSS PORCASSSSSSSSSSSSSS NOJENTASSSSSSSSSSSSSSSSSSS COMO SU LIFEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE DEPOIS DE DIRTY DANCYNGGGGGGGGGGGGGGGGG RIDICULOOOOOOOOOOOOOOOOO ALIAS COMO TUDOOOOOOOOOOOO PODREEEEEEEEEEEEEEE NELE VIDAAAAAAAAAAAAAAAA CARREIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ALCOOLATRAAAAAAAAAAAAAAAA FILMES NOJENTOSSSSSSSSSSSSSSSS PORCOS COMO ELEESSSSSSSSSSSSSSSSSS E E RIDICULOSSSSSSSSSSS UQ PALHAÇADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA DEPOIS DE DIRTY DANCYNGG VIROU ESSE MONSTROOOOOOOOOOOOOOO AIIIIIIIIIIIII RIDICULOOOOOOOO FRACASSADOOOOOOOOOOOOO SEM TALENTOOOOOOOOOOOO COMO TODA SUA PODRE VIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA E COM ESSA MUMIAAAAAAAAAAAAA FEIA QUE DOIIIIIIIIIIIIIII LISA NA CARONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA RIDICULOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS PALHAÇOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS INCLUSIVE ESSE CACO BUCHOOOOOOOOOOO DE REPOTERRRRRRR OU VELHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA COMO ELES HORRIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLL FEIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA RIDICULOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

Related Posts with Thumbnails