Seguidores

8.11.09

Morre Anselmo Duarte

Faleceu no último sábado, 7 de novembro, o grande cineasta e único brasileiro a ganhar uma Palma de Ouro em Cannes. Anselmo, que tinha 89 anos, será enterrado hoje (8 de novembro) em Salto, onde se encontra o Instituto Anselmo Duarte.

Anselmo estreou no cinema com o filme "Querida Susana" 91947), em que atuava ao lado de Tônia Carreiro, constante parceira na Vera Cruz. Mas seu inesquecível sucesso será O Pagador de Promessas, de 1962, que mesmo concorrendo com realizadores como Vittorio De Sica e Luis Buñuel conseguiu ganhar em Cannes.

Segundo o Ministro da Cultura, Juca Ferreira:

“O Brasil lamenta a perda do paulista Anselmo Duarte um dos maiores cineastas e atores do cinema brasileiro. Galã para uma geração de espectadores que experimentaram o cinema antes da TV, Anselmo deixa na memória afetiva do país um enorme sentimento de carinho e gratidão: são dezenas de personagens a quem emprestou seu corpo e seu talento, em especial nos clássicos da Vera Cruz, mas também em filmes autorais como O Caso dos Irmãos Naves.

Como cineasta, Duarte foi um maestro da narrativa: ajudou a constituir um cinema clássico e popular brasileiro, desafio que é até hoje um horizonte não inteiramente alcançado pela produção nacional. Conquistou nossa única palma de ouro em Cannes, promovendo a cultura brasileira pelo mundo e tornando célebre internacionalmente a obra de Dias Gomes. Anselmo vinha de família humilde e fez uma trajetória singular no cinema: ascendeu como empreendedor. Seus inúmeros prêmios são o merecido retorno da eficácia em alcançar um público amplo em seu cinema.”

Um comentário:

M. disse...

Uma grande perda do cinema brasileiro. Escreveu sua história e será eternizado em sua obra.

Related Posts with Thumbnails