Seguidores

29.11.09

Vidas breves e trágicas: Pier Angeli

pier_angeli_1red_2

A italianinha Anna Maria Pierangeli chegou aos Estados Unidos com sua mãe aos 16 anos depois que chamou a atenção de Vittorio de Sica.

Para melhor aceitação do público americano, seu sobrenome Pierangeli foi separado, e ela se transformou em Pier Angeli.

tumblr_ksv5bj69ru1qzeqbdo1_500

Sua irmã gêmea, Maria Pavan, que também era atriz:

Pavan

Seu primeiro envolvimento ao chegar na América, foi com o ator Kirk Douglas. Ela tinha apenas 18 anos:

kirkepier1952

Mas o relacionamento logo azedou. E em 1954, durante as gravações de “O Cálice sagrado”, ela conheceu James Dean:

tumblr_ktmu00OIKj1qa9bxfo1_500

Foi um namoro intenso, porém policiado por sua mãe, que não se agradava dos modos, digamos, rebeldes, de Dean, que mesmo antes de começar a fazer fama, já aprontava as duas. O único relacionamento sério do ator, que morreu aos 24 anos em um acidente automobilístico.

Católica e repressiva, sua mãe teria proibido o romance dos dois.

tumblr_kszigeNDMi1qa9bxfo1_500

E Pier, obediente como nunca vi, terminou o namoro da forma mais drástica que já vi: casou-se com o cantor Vic Damone, mais agradável à sua excelentíssima mãe.

U1073872

Casar-se com um católico não é garantia de felicidade. Os dois tiveram um filho e o casamento era problemático desde o início. O divórcio aconteceu pouco tempo depois. Ela ainda casaria-se mais uma vez, agora com o compositor Armando Trovaioli, de quem teve seu segundo filho. Também se separam. Com a carreira em frangalhos e em depressão, ela retorna à Itália.

tumblr_kthoec2D7A1qzeqbdo1_500

É tremendamente infeliz. Atua em alguns filmes sem grande importância e enfim vai mais uma vez aos Estados Unidos na década de 70, a pedido de sua amiga Debbie Reynolds, que queria dar um UP na vida da colega.

coluna86_foto01

 

Lá realiza seu último trabalho, e estava escalada para trabalhar na série Bonanza. Mas não o fez. A atriz faleceu em 10 de setembro de 1971.

1971_0911_pier_angeli

Acidente? Suicídio? O fato é que Pier teve uma overdose de barbitúricos. Correu a informação, para engrossar a teoria de suicídio, de que ela teria escrito uma carta em que revelava que James Dean tinha sido seu único amor. Frustrado amor. E sua separação era o motivo para a depressão que anos depois iria levá-la à morte.

tumblr_ks14o4D4S41qa9bxfo1_500

Tinha apenas 39 anos.

3 comentários:

Júnia L. disse...

Adorei a postagem,

Muito interessante, não sabia muito sobre essa atriz a não ser o fato de ter sido namorada de James Dean. Mas meu conhecimento era bem superficial.
Adorei viu!

obs. estou sumida esses dias, estou meio que enjoada de escrever...

Abraços

Magda Miranda disse...

Realmente tem que ter o "estraga-prazeres", neste caso a mãe de Pier Angeli. James Dean ficou abaladíssimo com o fim do romance. Seria uma das suas dores pessoais. O fim da sua ex namorada também foi triste. Difícl é o despertar tão tardio para uma coisa que ela (Pier Angeli) somente ele podia escolher. Deve ter sido muito frustante, muito doloroso. Ela era uma bela atriz.

fdots disse...

gostei muito do post porque nunca tinha ouvido falar de pier angeli. ainda estou impressionada com sua beleza, mas deu pena da coitadinha. deu tudo errado na vida dela... O__o

Related Posts with Thumbnails