Seguidores

6.12.09

Irving Thalberg

irvingthalberg

Nascido em 1899 com uma doença congênita no coração, Irving Grant Thalberg sabia que não teria muito tempo. Os médicos deram-lhe apenas 30 anos de vida.

irving-thalberg-1-sized

A infância foi cercada de cuidados e ao terminar os estudos, aos 20 anos, ele passou a ser secretário de Carl Laemmle na Universal Pictures. Salário: 25 dólares semanal.

O primeiro filme que produziu foi O Corcunda de Notre Dame. Ele nunca se deu bem com Erich Von Stroeim, que acabou causando sua demissão.

Erich_von_Stroheim.lowrey

Como vingança, quando estava na MGM, Thalberg também causou sua demissão e posterior ostracismo.

L.B. Mayer o convidou para ser vice Presidente da MGM, que estava apenas começando. E foi o início realmente de tudo. Thalberg parecia ter o dom de escolher os melhores roteiros e descobrir astros como Clark Gable, Joan Crawford, Norma Shearer, Greta Garbo, Lílian Gish e Os Irmãos Marx.

thalberg-irving-louis-b-mayer

Foi ele o responsável também por particionar os Estúdios em Unidades diferentes, uma forma de separar os grupos de diretores, produtores e atores.

Seu primeiro triunfo na MGM foi “The Big Parade” (1925). Depois disso ele fez questão de supervisionar TODAS as produções. Com tanta responsabilidade seu salário foi dobrando, dobrando, dobrando, até um ponto em que o próprio Mayer tirava parte de seus lucros para dar ao jovem. A relação dos dois se tornou de amor e ódio.

3205375

Apesar de tantos filmes, seu nome só apareceu em dois “Good Eath” (numa homenagem pós morte) e “Goodbye Mr. Chips” (filme que não teve tempo de terminar de produzir.
 

Norma_Shearer_Irving_Thalberg_83

      Em 1927 casou-se com a atriz Norma Shearer, com quem teve dois filhos: Irving Jr. e Katherine. Ele, mais do que ninguém, promoveu a carreira dela, que era uma atriz mediana.

Norma_Shearer_Irving_Thalberg_03

Aos 37 anos, durante a produção de Marie Antoinette, Irving contraiu uma pneumonia, que lhe levaria a vida.

Em 1976 sua vida inspirou o filme “O Último Magnata”, que trazia Robert De Niro no papel principal.

Um comentário:

Magda Miranda disse...

Grande matéria! Amei.

Related Posts with Thumbnails