Seguidores

3.12.09

O Sheik, 1921

O livro “O Sheik” de E.M. Hull foi achincalhado pela crítica inglesa, que o considerava ofensivo, amoral e desprezível, na melhor das palavras.

n184169

Mas ao descobrir que na verdade E.M. significava as iniciais de Edith Maude, ou seja, uma dama, aí foi que o livro se tornou uma sensação imediata:

EdithMaudeHull1

O livro tratava da história do xeque Ahmed Ben Hassan, um árabe, que roubava uma inglesa e depois de mil brigas se tornavam amantes. O povo, como sempre, chegado a um furdunço, correu logo para comprar. Chocados, mas comprando. E era chocante mesmo. O amor de um mestiço por uma branca! Pois é. Estamos tratando de um livro por volta do início do século passado, entendam.

Mais de 1 milhão de livros vendidos depois, claro que Hollywood se interessaria pela história. E assim foi. Walter Wanger propôs a Paramount comprar os direitos da novela, e transforma-la em um filme. Isso foi uma novela à parte, e o roteiro teve que ser ligeiramente adaptado a realidade americana.

Agnes Ayres foi logo escolhida para o papel da mocinha raptada, Diana:

tumblr_kr36224Jhi1qa6lbio1_500

Para o papel do Xeque, o então arrasa quarteirões de Hollywood, Rodolfo Valentino:

R. Valentino

Pronto. Ele ficou extasiado com a proposta. E correu logo para provar roupas e se preparar para as filmagens, que seriam realizadas no deserto do Arizona. Ele já tinha lido o livro e ficado encantado com a história de bravura.

3165622362_fa7d9ee063

Visto hoje pode parecer engraçado todo esse carnaval feito em torno dele, e a cara de desejo de Valentino mais se assemelha a de um louco  varrido:

article-0-037F047F000005DC-67_468x335

Mas a história é bacana. Ela, uma mulher ultra moderna, querendo viajar um pouco para refrescar as idéias no deserto árabe (oi?). Ele, um sheik mal educado em escolas parisienses e que não sabe ouvir um não.

photothesheik20smovie-vi

As moças todas sonhando com o momento em que ele prende ela e a leva à força para sua tenda, onde eles fariam... Mas ele justifica tamanha “crueldade”: “No meu mundo os homens roubam as mulheres pelas quais se interessa”. Então tá.

sheik-rudolphvalentino

O fato é que o filme acabou se tornando um enorme sucesso. Sheik virou sinônimo para Valentino, e as moças sonhavam um dia encontrarem no deserto um homem que as carregasse à força e fosse lindo como um Valentino.

rudolph valentino-thumb

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails