Seguidores

21.2.10

Livros biográficos para ler e ter

Bom, recebo alguns emails de pessoas solicitando  dicas de livros biográficos. Aí vão algumas:

Marilyn e JFK, de François Forestier

marilynlivro

O livro é um pouco fantasioso no que se refere ao romance e a forma como ele descreve a Marilyn Monroe. Leia-o com humor, mas se você gostar da Marilyn em excesso sugiro pular para a segunda opção. O livro é um tiro no coração de seus fãs mais ardorosos. Como eu gosto de sofrer, li. Não gostei. Indico para que vocês também se revoltem.

Marilyn: Retrato de uma Estrela, de Marie-Magdeleine Lessana

https://ssl-relativa.locaweb.com.br/livrosdeprogramaca/images/8571109613.jpg

Livro biográfico feito por uma fã, mas nem por isso ruim. Ele traz muitos relatos interessantes sobre a diva.

Charles Chaplin, de Carlos Heitor Cony

thumb

Esse livro é muito bom. Além de apresentar um resumo da vida do cineasta, também estuda o personagem, apresenta críticas de alguns de seus filmes, textos de outras pessoas sobre Chaplin e seus filmes e também traz o resumo de TODOS os filmes de Chaplin. Tesouro.

Chaplin: Contraditório Vagabundo, de Joyce Milton

92715

Confesso que tive que ler o livro umas três vezes para acalmar meus ânimos. A jornalista simplesmente parecia ter algo contra o vagabundo! Em todas as situações, Chaplin sempre parecia ser culpado de tudo de ruim que poderia acontecer no mundo. (Quem ler vai perceber isso). Mas o livro é o mais completo que eu já li sobre ele. Traz informações acerca de suas origens desde os seus bisavós (!!!!), e mostra curiosidades também sobre outros astros da era do cinema mudo. Indico.

Judy Garland, por David Shipman

04723

Esse livro foi o responsável por minha eterna paixão por Judy Garland. Explico: eu fiquei em dúvida se comprava essa biografia ou uma sobre Greta Garbo. Escolhi essa. E não me arrependi. O autor vai a fundo na história de Judy, conta curiosidades, e mostra uma Judy diferente da que estamos acostumados a ver na mídia: desmistifica a áurea de mulher triste, colocando-a num patamar de fortaleza. Enfim. Indico.

James Dean, o moço da capa, de Antonio Bivar

jamesdean

O livro também traz informações interessantes sobre a vida íntima de James, citando fatos que eu, obviamente, acabei citando por aqui… (vide posts anteriores. kkkk).

Bette Davis, de Charles Higham

img

Um belo livro sobre a minha divíssima Bette. O autor chegou a entrevistá-la, antes de fazer o livro, e traz informações respeitosas, porém, sem deixar de adentrar em curiosidades que todos nós amamos.

Garbo, Uma biografia não autorizada, de Antoni Gronowicz

Greta_Garbo_book_14

Bom, muita calma. O livro foi escrito na primeira pessoa, como se a própria Garbo estivesse narrando fatos de sua vida. A família e Garbo entrou na justiça, inclusive porque o autor, no início, narra um possível (e fictício) encontro entre ele e a diva, em que ela se entrega aos prazeres carnais com o tal. Viajou legal. Indico o livro só porque precisamos dessas coisinhas que nos deixam revoltados.

Carmem Miranda, de Ruy Castro

Carmen_RuyCastro

Gente, Ruy Castro é um dos autores que me fazem ter esperança na humanidade. De leitura fácil, mas não burrática, traz detalhes mínimos da vida de nossa pequena, e elucida fatos de sua vida aqui e nos Estados Unidos. Um retrato respeitoso e, posso dizer, fiel (porque acredito em cada palavra do Ruy) sobre nossa pequena notável.

Brando: Canções que minha mãe me ensinou

cancoesqueaminhamaeme

Brando resolveu contar um pouco a sua história. E o fez nesse livro, cheio de xingamentos. Gente, ele fala mal até do pobrezinho do Al Pacino. Fala de suas relações (heteros), casos, romances, porém, sem citar nomes. Mas no quesito família, ele deixou claro: não iria tocar no nome dos filhos nem das ex-esposas. Livro maravilhoso. Indico a todos.

O Grande Amante, de Irving Shulman

18969438

Não pensei que tinha, mas tem. Um bom livro falando sobre a vida do grande amante, Rodolfo Valentino. Se bem que a linguagem não é muito boa, o autor se detém muito em detalhes, como as flores ou decoração da sala onde foi feito o velório, e também fortifica a visão de machão (que não foi) o Rodolfito. Mas mesmo assim indico: é a única biografia sobre Valentino que encontrei em português.

Grace Kelly: as vidas secretas da princesa, de James Spada

GRACE_KELLY_AS_VIDAS_SECRETAS_DA_PRINCE_1256130869P

Se viva estivesse, creio que Grace não aprovaria este livro. Discreta como foi, manteve uma áurea em torno de sua dignidade, tão bonita (e tão falsa, mas bonita, vai…). De repente vem um sujeito e escracha, contando tudo: que ela gostava de homens mais velhos, que teve romances depois de casada, que não era feliz, e etc. Enfim. Para quem gosta de bafões, indico correndo comprar.

Enfim, é isso. Por hoje. Depois eu indico outros livros.

Onde encontrar os livros??

Links Abaixo

No Submarino

Na Estante Virtual (livros fora de catálogo)

3 comentários:

Júnia L. disse...

Tenho Carmen de Ruy Castro, Grace Kelly: as vidas secretas da princesa, de James Spada citados por você e adoooooooooro.

Quanto a Marilyn ainda indico outro muito bom e considerado bem sério e confiável: A Deusa, As vidas Secretas de Marilyn monroe, A. Summers.

Outra ótima biografia é a de Rock Hudson, História de sua, Vida Sara Davidson. A obra foi feita com autorização de Hudson e ele mesmo narrou vários fatos sem NEHUM PUDOR, fez uma espécie de lavando a roupa suja antes de morrer...

Magda Miranda disse...

Estou lendo a de Carmen Miranda. Realmente uma biografia digna e muito elucidativa. Ao final do livro, ficamos com a impressão de nos tornar um pouco especialistas em sua vida, curta, porém gloriosa (apesar de alguns sofrimentos).

A de Marlon só há na Estante Virtual, e já havia lido há "alguns séculos atrás". Eu preciso reler de novo. Vale muito à pena.

Gi... disse...

eu ja li o da Bette e o da Carmen, sao muito bons!
o da carmen fala muito sobre a historia do radio no Brasil e conta algumas curiosidades sobre os astros de hollywood. o da Bette tambem e muito bom e conta com varios detalhes. quanto ao da marilyn concordo que o livro de Summers e muito bom!

Related Posts with Thumbnails