Seguidores

4.2.10

Sidney Poitier

O primeiro filme que assisti com Sidney Poitier foi Quando Só o Coração Vê (1965), ao lado de Shelley Winters. Desconhecia-o, mas logo de cara percebi que se tratava de um magnífico ator.

De infância pobre (seu pai era agricultor), esse ator nascido em Miami por acaso (sua família estava de passagem pela cidade), veio a morar na cidade de Miami quando já contava 15 anos.

sidney-poitier

Partiu para Nova York. Era tão pobre que teve que dormir na rodoviária. Foi recusado em empregos e obrigado a dormir em bancos de praças, paradas de ônibus e afins. Graças a essa experiência, futuramente participaria de Movimentos pela defesa dos Direitos Civis.

17.SYDNEY POTIER

A estréia no teatro veio com uma ponta em “Lysistrata”. Em 1949 veio sua primeira chance no cinema, com "O Ódio é Cego", onde interpretou o papel de um médico que tratava racistas.

1083_019851.jpg

Sidney Poitier, que é Doutor Honorário da Universidade Shippensburg da Pennsylvania, casou-se duas vezes: a primeira em 1950, com Juanita Hardy (mãe de quatro filhos seus) e a segunda em 1976, com Joanna Shimkus (mãe de duas filhas suas).

15.-Sidney-Poitier-Poitier-was-so-handsome-and_imagelarge

Em 1963 ele recebeu seu Oscar por “Uma Voz nas Sombras”. Tornou-se assim o primeiro negro a receber um Oscar em Papel principal. Em 2002 recebeu um Oscar Honorário pela sua obra.

sidney-poitier11

Outros filmes de destaque do ator são Guess Who's Coming to Dinner - Adivinhe quem vem para o jantar  (1967) , The Defiant Ones - Acorrentados (1958) , Band of Angels - Meu pecado foi nascer (1957) e Blackboard Jungle - Sementes da violência (1955) .

assa

Segundo o ator, “Nós todos sofremos com as preocupações, mas a perfeição pode ser encontrada apenas no amor”.

Um comentário:

SÔNIA disse...

Carlinha

Achei maravilhosa a matéria do Sidney Poitier. Ele é um exemplo de vida e de determinação. É um exemplo de que a arte muda o destino das pessoas. A primeira vez o vi foi em "Ao mestre com carinho".

Um Beijo e um Bom Carnaval antecipado.

Related Posts with Thumbnails